/ Academia Baiana De Educação

Saiba o que são os efeitos adversos anunciados pela Anvisa

E também o que é rejuvenescimento da pandemia

Efeitos adversos no Brasil

Diante das mais de 60 milhões de doses de vacinas (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) aplicadas no país, pouco mais de 2,8 mil notificações de efeitos adversos foram feitas na Anvisa, até 11 de maio. Trata-se de uma ocorrência de 0,007%, se considerada a totalidade de imunizantes administrados no Brasil. As queixas mais comuns são as seguintes: dor de cabeça, (1.122 registros), estado febril (852), dor muscular (426), calafrios (322) e fadiga (322). Outras reações citadas são dor no local da vacinação, náusea e diarreia. A Anvisa esclarece que os casos de eventos adversos que lista em seu portal correspondem a suspeitas.

Rejuvenescimento da pandemia

O Boletim Observatório Covid-19, divulgado pela Fiocruz, mostra que, pela primeira vez no Brasil, a média de idade dos internados em UTI ficou abaixo de 60 anos, confirmando o rejuvenescimento da pandemia no país. A análise comparou a primeira semana do ano (3 a 9 de janeiro) e a semana 18 (2 a 8 de maio). Verificou-se que a mediana passou de 66 anos para 55 anos em leitos comuns e de 68 anos para 58 anos em UTI. Outro dado preocupante apontado pelo boletim foi o fato de as notificações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) terem aumentado, o que pode indicar para uma nova onda de casos de Covid-19.